Descobre 5 truques para prevenir os sintomas de jet lag após uma viagem

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

 

Certamente que, em algum ponto da tua vida, já passaste por essa sensação de não saber se estás cansado, exausto ou super ativo após uma longa viagem. É, por isso, que hoje queremos falar contigo sobre o jet lag.

Continua a ler e aprende como podes gerir melhor os sintomas de jet lag após uma longa viagem.

O que é o jet lag?

O jet lag é uma sensação que envolve um distúrbio temporário do sono. Ocorre quando o relógio biológico do nosso corpo não concorda com a hora local em que nos encontramos.

Quantos mais fusos horários atravessarmos, pior será o jet lag. Por exemplo, se viajares para a Austrália, tens 10 horas de diferença de tempo entre ti e Portugal. Se em Portugal for meio-dia, lá são dez horas da noite – ou seja, em Portugal, ainda terias meio-dia pela frente e, na Austrália, já estarias a ir para a cama. Isto acaba por produzir uma descompensação para o teu relógio biológico, porque terias de ir para a cama algumas horas antes da hora a que o teu corpo está habituado a ir dormir.

Quais são os sintomas de jet lag?

Podes ter insónia ou dificuldade em dormir, sentires-te cansado durante o dia, sentires-te confuso, com falta de concentração, notar diminuição do desempenho físico e intelectual, teres dores de cabeça, sentires-te fora de ti ou sentires-te indisposto, em geral.

Não te preocupes, é normal e depende de cada organismo. Podes ter mais ou menos sintomas.

Como posso evitar o jet lag?

Pode ser que não consigas evitar. Mas há várias medidas e remédios que podes tomar para ajudar a evitar o jet lag:

  1. Podes tentar ajustar o teu horário gradualmente ao novo fuso horário antes de chegares ao teu destino ou, durante a viagem, tentar ajustar as tuas horas de sono às do teu destino, tentando não dormir demasiado no voo se chegares à noite ou, pelo contrário, aproveitando as horas de voo para dormir se chegares de manhã, a fim de te manteres ativo durante o dia;
  2. Tenta manter-te ativo, exercitar-te se possível para que, quando te deitas, te sintas cansado;
  3. Não faças sestas que possam perturbar ainda mais o teu relógio biológico;
  4. Evita a desidratação: o ambiente seco e a altitude das viagens aéreas farão com que o teu corpo consuma muitos fluidos, por isso não te esqueças de hidratar adequadamente;
  5. Ter um horário de sono regular: Descansar o suficiente, especialmente antes da viagem, também pode ajudar a dormir mais na noite anterior para enfrentar a viagem o mais fresco possível e o teu corpo recupere mais rapidamente.

Como podes ver, não existe uma fórmula secreta para evitar o jet lag, mas estas dicas podem ajudar-te a reduzir os sintomas. A questão é: tentar encontrar as sugestões que são realmente úteis para ti e que funcionam no teu organismo.

Podes optar por prevenir o jet lag com vitaminas e suplementos alimentares que te ajudem a regular o sono. O DormiNatur Melatonina Gomas é o suplemento ideal para reduzir os sintomas de jet lag, graças à conjugação da Melatonina (hormona do sono) com vitamina B6.

Continuar a descansar