Descobre como dormir bem durante uma viagem longa de avião

Em voos longos e transoceânicos, nada mais apetece do que fechar os olhos e mergulhar nos braços aconchegantes do sono para ultrapassar o mais rapidamente possível a viagem. Mas, nem sempre é fácil dormir no avião, devido ao barulho dos outros passageiros e à falta de conforto dos assentos na classe económica. 

Se fazes parte da maioria do grupo de pessoas que não dorme nestas viagens, vamos dar-lhe algumas dicas para dormir melhor no avião e combater o jet lag.

Se viajas frequentemente de avião, seja em negócios ou em lazer, já deves ter reparado que os lugares mais espaçosos para dormir uma sesta são os das saídas de emergência. Para além da responsabilidade que recai sobre os seus ocupantes na improvável eventualidade de um desastre aéreo, estes lugares tornaram-se um obscuro objecto de desejo para muitos passageiros. Por isso, se está a considerar esta opção, faz o teu check-in com antecedência. 

Se não for um dos sortudos com o lugar na saída de emergência, pelo menos responda corretamente à pergunta típica “corredor ou janela?”. Se estamos a falar de ter uma melhor noite de sono, a resposta é sempre lugares à janela! Desta forma, podes descansar a cabeça de lado, desde que venhas com uma boa almofada, para que o teu pescoço não sofra. 

E por falar em provisões, nos voos de longo curso, costumam dar-nos um cobertor, uma pequena almofada e até uma prática máscara para os olhos, que não só nos ajudará a fazer uma imitação ridícula do El Zorro, a típica criança que não se cala, como também protegerá o nosso fraco sono da luz de leitura que o nosso vizinho de lugar se recusa a apagar. Mas  atenção: com os cortes, é melhor trazer estas provisões de casa! Tampões para os ouvidos para abafar o ruído do motor não são supérfluos, por isso, leva-os! 

Se tiveres o azar de ser o ocupante do odiado lugar do meio, assim que o avião descolar e quando estiveres numa posição de segurança, vai rapidamente à procura de outro lugar livre. Pede educadamente o troco à hospedeira e, normalmente, o lugar será teu.

E se, por mais confortável que te sintas, não conseguires adormecer porque o voo te deixa com ansiedade, ou porque no destino vais ter um dia tão cheio que não te podes dar ao luxo de cair na névoa do jet-lag… Tens sempre a opção de recorrer a alguns medicamentos para dormir! 

Podes informar-te junto do um farmacêutico sobre as possibilidades existentes no mercado sem receita médica. Por exemplo, o suplemento DormiNatur Melatonina Gomas é eficaz a prevenir e combater os sintomas de jet lag. Explora a solução mais indicada para ti e como dizia Sinatra: “Let ‘s fly let’ s fly away!”.

Continuar a descansar