Relação entre humor e insónia: A importância do pensamento positivo

Dizem que saber rir de si mesmo é o primeiro passo para diminuir a importância dos problemas e enfrentá-los de uma maneira melhor. Por isso, às vezes, o humor pode se tornar um bom aliado na hora de combater a insónia ou lidar com qualquer distúrbio do sono. 

O humor pode ser ainda uma poderosa ferramenta ao enfrentar os possíveis tratamentos e evitar os pensamentos negativos que podem causar angústia para aqueles que tentam superar a insónia dia após dia.

Impacto dos pensamentos positivos na insónia 

A predisposição mental é fundamental, não apenas para combater a insónia, mas também como filosofia de vida. Embora as causas da insónia possam ser diversas, muitas vezes a insónia pode ser causada pela dificuldade de “desligar” a mente ao tentar conciliar o sono. Isso se traduz em pensamentos constantemente ativos que nos afastam do sono e se tornam mais angustiantes diante da impossibilidade de dormir.

Um estudo recente destacou que dois circuitos enviam um sinal ao cérebro na hora de dormir. O nosso corpo regula o sono por meio de dois mecanismos: 1) o relógio corporal, que funciona com base em 24 horas divididas entre dia e noite; e 2) o “homeostato” do sono, uma espécie de dispositivo que acompanha as horas acordadas e é ativado ao sentir a necessidade de dormir. Quando esse “dispositivo cerebral” está desligado, independentemente dos fatores externos aos quais a pessoa esteja exposta, ocorrem problemas de insônia ou déficit de sono.

Quando chega a hora de dormir, esses dois mecanismos entram em ação: o relógio corporal informa sobre o momento ideal para dormir, enquanto o “homeostato” do sono exerce pressão ao longo do dia indicando o sono acumulado. São mecanismos incontroláveis, no entanto, existem certas alternativas para enfrentar possíveis soluções contra a insónia, o humor é um grande aliado contra a insónia, assim como outras técnicas de relaxamento, rituais de higiene do sono, entre outros.

Continuar a descansar