Insónia na menstruação: Porque acontece e como combater?

Se és mulher, provavelmente já ouviste a seguinte frase: “Estás mais irritada, será porque estás com o período?. É evidente que a menstruação não é a causa universal do estado emocional da mulher, contudo, há inúmeros fatores que podem influenciar o humor durante a menstruação e um dos mais importantes é a qualidade do sono – existem mulheres que sofrem com insónias na menstruação.

A menstruação e o sono estão intimamente relacionados. O repouso tem a ver com o ciclo menstrual feminino, e, mais especificamente, com as alterações hormonais que ocorrem durante o mesmo. A falta de sono reparador é provavelmente a causa do teu cansaço ou irritação antes ou durante a menstruação.

Tens insónia ocasional antes da menstruação? Sentes dificuldade para adormecer durante a menstruação? Continua ler para perceberes porquê e como podes fazer para combater a insónia ocasional nesta altura do mês.

 

Alterações hormonais são uma das causas de insónia na menstruação

Se a atividade cerebral elétrica de homens e mulheres é a mesma, porque é que as mulheres sofrem mais de insônia? De acordo com a National Sleep Foundation, 6% mais mulheres sofrem de insónia do que os homens, estando também mais propensas para a sonolência durante o dia. Há várias causas de insónia em mulheres adultas que explicam esta diferença, tais como a privação voluntária do sono associada a dificuldades de equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mas a principal razão para a diferença no sono entre os sexos são as mudanças nos níveis hormonais que uma mulher experimenta todos os meses e ao longo da sua vida.

As hormonas que causam estas variações são a progesterona e o estrogénio. A progesterona funciona como um sedativo natural e ajuda a aumentar o sono não-REM.  Os estrogénios controlam o sono REM e ativam os centros cerebrais que regulam o sono.

Durante o ciclo menstrual, os níveis destas hormonas sobem e descem. Quando reduzidas drasticamente, podem dificultar a manutenção de um sono reparador.  As quedas nos níveis de progesterona e estrogénio também explicam porque é mais difícil adormecer durante alguns períodos de gravidez ou durante a menopausa.

A relação da menstruação com a insónia

Os problemas de sono relacionados com a menstruação são muito comuns: de acordo com a National Sleep Foundation, 30% das mulheres experienciam dificuldade para dormir durante a menstruação e 23% das mulheres têm insónias ocasionais antes do período menstrual. Também é normal estar cansado durante este período – acontece a duas em cada dez mulheres.

Como é que a insónia ocasional afeta as diferentes fases do ciclo menstrual?

  • Dias 1-10 do ciclo: Durante a menstruação, é comum ter um sono menos repousante do que noutras alturas. Isto deve-se principalmente ao desconforto associado à menstruação, tal como inchaço ou dores abdominais. Depois do sangramento, os níveis de progesterona começam a subir até atingirem o seu pico durante a ovulação. Durante este período, é mais provável que disfrutes de um sono reparador.
  • Dias 15-28: Após a ovulação, os níveis de progesterona começam a diminuir e, no final desta fase, pode haver maior dificuldade em adormecer. Além disso, aparecem sintomas de síndrome pré-menstrual, a começar nos dias 22-28, quando a sonolência diurna também é comum. Os efeitos corporais (inchaço, cólicas, sensibilidade mamária, alterações de humor, ansiedade…) são outras causas de insónia antes da menstruação.

Continuar a descansar