4 métodos naturais para combater a dor e o cansaço após uma noite de insónia

Já te aconteceu alguma vez que a dor (dor de cabeça, dor nas costas, dor no pescoço, até mesmo uma dor de dente inconveniente) te fez passar a noite em claro? É muito provável que sim. Afinal, até 60% dos espanhóis com dor leve a moderada também sofrem de insônia ou dificuldades para dormir, de acordo com uma pesquisa da empresa de pesquisa de mercado Millward Brown. Como vimos em outras postagens do blog, a dor é uma das principais causas da insônia. Por sua vez, não poder dormir bem aumenta a dor. É um ciclo vicioso!

Dicas para combater a dor e o cansaço após uma noite de insónia 

Em outras palavras, após uma noite de insônia devido à dor, é possível que acordes cansado por causa da dor que te impediu de dormir. Portanto, vamos contar o que podemos fazer ou quais recomendações podemos seguir para combater a dor e o cansaço do dia seguinte?

Sem dúvida, o conselho número um seria exatamente o que não pudemos fazer na noite anterior: dormir e ter um descanso reparador. Um descanso reparador e uma boa qualidade de sono nos ajudam a acordar cheios de energia. 

Para dormir bem e aliviar a dor, existem algumas dicas relacionadas a bons hábitos que podes seguir. Não estamos apenas a falar sobre estabelecer uma rotina diária, mas também em ter uma alimentação completa que forneça todas as vitaminas e nutrientes que o nosso corpo precisa. Isso tornará mais fácil deixar de dizer aquela frase: “não consigo vencer o cansaço, hoje não quero fazer nada”.

Aqui estão as nossas dicas para combater a dor e o cansaço após uma noite de insônia:

  • Mantém-te bem hidratado: 

De acordo com a OMS, a resposta é um litro de água para cada 35 quilos de peso.

  • Evita o excesso de açúcar (e de sal):

Evita bebidas açucaradas, bolos e alimentos altamente processados.

  • Inclui frutas e legumes na tua dieta diária:

Frutas como a papaia, tomate, etc., que te darão energia e fornecerão vitaminas e antioxidantes. Mantém também legumes no teu frigorífico, como a cenoura, que oferece um excelente suporte energético.

Remédios naturais caseiros para aliviar a dor  

Esses métodos talvez não possam aliviar todas as dores ou eliminar o cansaço por si só, mas podem te ajudar a se sentir mais confortável e relaxado. Por exemplo, um dos remédios caseiros que sugerimos é o uso de óleos essenciais. 

No caso de dores musculares, usar óleos essenciais para massagear suavemente as áreas doloridas pode ser útil para aliviar a tensão. Queres saber que óleo podes usar? Por exemplo, podemos usar óleo de amêndoas e óleo de cravo-da-índia, ou, se preferires, óleo de noz-moscada. O alecrim, por exemplo, tem propriedades anti-inflamatórias e pode ser útil para algumas dores. Respeita sempre as instruções de uso desses produtos: mesmo sendo naturais, isso não significa que sejam inofensivos ou eficazes.

Também existem atividades que ajudam a prevenir dores musculares, como a prática regular de yoga. Uma sauna ou spa pode ajudar a aliviar a tensão muscular. E, por último, em caso de dores musculares agudas, como uma torção no tornozelo, pode ser bastante eficaz aplicar gelo. Portanto, não permitas que a dor roube o teu sono!

Remédios caseiros para combater o cansaço

Somos rápidos em assumir que, se nos sentimos cansados, devemos fazer uma soneca. No entanto, já reparaste que, se ficar na cama o dia todo, te sentes mais lento? A tua cabeça pode ficar um pouco embaçada e dolorida. Isso ocorre porque descansar ou dormir tem o efeito oposto ao desejado, enquanto o exercício aumenta a nossa energia a longo prazo. Se te sentes cansado e não te moves muito, pode ser que precises de uma boa dose regular de ar fresco para revitalizar o teu corpo e mente. Como benefício adicional, quando descansas, sentir-te-ás muito melhor do que se não estivesses fazendo nada o dia inteiro. Também melhora o humor, graças à liberação de endorfinas, e o sentimento de pessimismo é uma importante causa de fadiga.

1. Bebe água de batata 

Um copo de água fresca de batata é na verdade um ótimo remédio caseiro para a fadiga. Deixar fatias de batata na água produz uma bebida rica em potássio que te ajudará a sentir menos cansado e lento, pois é uma recarga de minerais. Assim como o magnésio, o corpo não produz potássio, precisamos obtê-lo de fontes externas. Devido ao fato de que nossas dietas serem deficientes em nutrientes nos dias de hoje, não é surpreendente que nos encontremos sem reservas de potássio.

2. Consome alimentos ricos em potássio e magnésio 

O potássio não fornece energia diretamente, mas, junto com o magnésio (bem como o cloreto e o cálcio), é um eletrólito vital para o funcionamento adequado de nossas células, a liberação de energia e a condução de eletricidade. Sem uma quantidade suficiente nos músculos, eles não funcionariam corretamente e nossos impulsos nervosos não seriam disparados corretamente.

3. Experimenta um chá com folhas de urtiga

O ferro é importante. Sem ele, nossos corpos não podem produzir glóbulos vermelhos suficientes. Os glóbulos vermelhos contêm hemoglobina, a proteína rica em ferro que transporta o oxigênio por todo o corpo. Muitas pessoas pensam que o uso de oxigênio termina quando entra nos nossos pulmões, mas ele precisa viajar através de nossos corpos e chegar a todas as nossas células e órgãos para funcionar. Como podes imaginar, a falta de oxigênio causaria uma diminuição no funcionamento dos corpos, levando à fadiga. Isso é chamado de anemia por deficiência de ferro. Para combatê-la, prepara um chá com folhas de urtiga. A urtiga é rica em ferro e vitamina C. A última parte é relevante porque a vitamina C tem sido comprovada como auxiliar na absorção de ferro. Adicionar um pouco de dente-de-leão aumenta ainda mais o teor de ferro deste chá, mas ele é amargo, então recomendamos bastante mel!

4. Pratica yoga para combater a fadiga

O yoga, ao contrário da imagem distorcida que muitas vezes tem, remonta aos séculos V e VI a.C., muito antes de as calças elásticas se tornarem um item básico nos guarda-roupas de toda a sociedade ocidental. O yoga não é apenas uma forma de exercício físico, mas também espiritual. Ele ajuda a acalmar a mente, focar na respiração e domar a turbulência interna (que pode ser muito desgastante dia após dia). 

A parte física real do yoga, como muitas formas de exercício, na verdade aumentará a tua energia. A combinação de exercício mental e físico pode fazer-te sentir como uma pessoa completamente nova e, de fato, é reconhecida como uma forma de medicina alternativa para combater a fadiga. Não é necessário sequer participar de uma aula (embora seja ótimo ter um instrutor); podes fazer em casa.

Continuar a descansar