Dicas para voltar à rotina de sono após as festas de final de ano

A rotina é… uma palavra que a maioria de nós não gosta muito, especialmente quando se traduz em dias de final de festividades, quando voltamos à “vida normal” após as férias de Natal, com banquetes, canções natalinas e cochilos incluídos. 

De facto, janeiro, o primeiro mês do ano, é para muitos o mais desafiador: o inverno no seu auge, poucas horas de luz e o aumento crescente das despesas tornam um pouco mais difícil algo tão saudável quanto dormir profundamente e, acima de tudo, acordar com um sorriso.

A importância da rotina no sono

No entanto, vamos tentar mudar a nossa perspectiva para enfrentar o novo ano da maneira mais positiva possível. Acredites ou não, o retorno à rotina também tem os  seus aspectos positivos, pelo menos, quando se trata de sono. Embora muitos de nós tenhamos dificuldade em nos reconectar com o mesmo ritmo com o qual terminamos o ano, e cinco minutos a mais na cama pareça o melhor presente de Reis, a verdade é que manter as rotinas e seguir horários regulares são uma das melhores medidas para combater a insónia.

Impacto das rotinas diárias na qualidade do sono

Além disso, parece que não apenas os horários de dormir e acordar importam, mas todas as rotinas diárias: ou seja, horários de trabalho e refeições regulares também influenciam a qualidade do sono. Pelo menos é o que se deduz de um pequeno estudo publicado na revista “Journals of Gerontology”.

De acordo com o experimento realizado pelos pesquisadores, a manutenção de rotinas melhorou especialmente a qualidade do sono em pessoas mais jovens, embora não tenha funcionado de forma tão evidente nos participantes mais velhos do estudo (grupo de idade entre 60 e 95 anos). No entanto, é verdade que problemas de sono são mais comuns em pessoas mais velhas e, naturalmente, despertares precoces são mais frequentes. Por outro lado, no grupo mais jovem, mencionou-se mais frequentemente a diminuição de despertares durante a noite após a adoção de rotinas e horários regulares.

Mantém horários regulares para um sono melhor

Jovens ou idosos, seguir horários regulares pode ajudar a conciliar o sono mais facilmente e requer apenas um pouco mais de esforço. E embora nos primeiros dias do ano seja difícil voltar a acordar cedo, lembrem-se de que até mesmo acordar cedo e retornar à rotina tem as suas recompensas à noite. Por isso, sugerimos que manter horários regulares para dormir melhor seja uma das tuas boas resoluções para este ano.

Continuar a descansar