Conhece 6 dicas para que o stress não atrapalhe o teu sono

É muito comum termos dificuldade em dormir quando estamos preocupados. Se tivermos um dia difícil pela frente, é provável que algumas das nossas noites sejam passadas com os olhos bem abertos. Um desses momentos em que o tique-taque do despertador parece uma betoneira instalada no canto do quarto.

Escusado será dizer que, os motivos que mantêm algumas pessoas acordadas durante a noite podem ser muito diferentes. Mas, o que têm em comum é que essas preocupações que andam na nossa cabeça quando vamos para a cama podem desencadear a nossa ansiedade e acabar por nos causar uma noite sem dormir.

Alguns especialistas já afirmaram ter notado um aumento dos distúrbios do sono desde a chegada da crise económica em que a Europa está mergulhada. Em tempos difíceis como o atual, é mais provável que estes distúrbios sejam desencadeados, devido a um estado de ansiedade e stress contínuo.

Queremos ajudar-te e dar-te algumas dicas que não nos vão tirar da crise, mas, que vão fazer com que o peso das preocupações não atrapalhe o teu sono. 

1. Pára de te preocupar com coisas que estão fora do teu alcance 

Se não houver solução ou se estiver fora do teu alcance, não te preocupes. Esta deveria ser uma máxima para o nosso dia-a-dia e, embora seja um conselho antigo, por vezes esquecemo-nos dele. Preocupamo-nos com coisas que não podemos mudar ou que não dependem de nós. É como se começássemos a consertar algo que não está partido: não avançamos.

2. Estabelece prioridades 

Nem tudo é igualmente importante: aprender a estabelecer prioridades e pedir ajuda.  Tanto em casa como no trabalho, há coisas que são mais urgentes do que outras e pessoas que podem ajudar. 

3. Mudanças, surpresas e outras histórias

Por vezes, temos medo de mudanças, o que pode ser perturbador, sobretudo, se se tratar de uma rotina que temos muito interiorizada. Mas, a mudança também pode ser positiva e é muitas vezes inevitável. Aprenda a integrá-las na sua vida quotidiana.

4. Fala mais 

Se há coisas que te preocupam, conta a alguém. Falar sobre os nossos problemas pode ajudar-nos a “descarregar” e a desbloquear pensamentos tóxicos.

5. Liberta as tensões com desporto

Não é um jogo entre o Benfica e o Sporting, que perturba o espírito de qualquer pessoa. Estamos a falar de escolher um desporto de que gostes e de o praticares regularmente. Libertará as tensões e melhorará o teu humor.

6. Aprende a relaxar

Existem técnicas como o ioga ou a meditação que podem ajudar, mas é preciso encontrar o que nos faz desconectar: talvez passar algum tempo com os amigos, ir ao cinema ou mesmo ouvir música possa ser um recurso útil em momentos de stress.

Continuar a descansar