Fases do sono: o que é a fase REM? Conhece o seu impacto no nosso cérebro

O descanso é muito mais do que apenas sobre quantas horas dormimos. É também sobre a qualidade do sono e se este é repousante.

Uma vez adormecido, o corpo percorre as fases do sono num padrão previsível. Conhecer estas etapas e a sua qualidade ajuda a descobrir o quão repousante é o sono.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos 

Sabe quais são as fases do sono

O sono é composto por ciclos de repetição contínua, cada uma das quais consiste nas fases seguintes:

 Fase um

Esta é a primeira fase e começa quando fechamos os nossos olhos e entramos no estado de sonolência. Nesta altura, o corpo começa a relaxar os músculos, a respiração torna-se mais uniforme e a atividade cerebral abranda.

Esta fase pode durar de 30 segundos a vários minutos.

Fase dois

O sono, neste momento, já não é tão superficial, poder-se-ia dizer que, neste momento, já se está a dormir. As ondas cerebrais abrandam e pode permanecer nesta fase durante 10 a 60 minutos.

Fase três

Após a segunda fase, entramos em sono profundo onde as ondas cerebrais são ainda mais lentas. Nesta terceira fase, se alguém nos quisesse acordar, precisaria de estímulos fortes, com duração de 20 a 40 minutos.

Até esta terceira fase estávamos a falar de sono NMOR, que se refere ao sono Não Movimento Ocular Rápido.

Fase quatro

Nesta fase, passamos de NMOR para REM (Movimento Ocular Rápido), mais conhecido como sono REM. Aqui a atividade cerebral é de novo ativada em pontos semelhantes aos durante o estado de vigília, os olhos movem-se rapidamente.

Na fase do sono REM, os músculos tendem a relaxar ainda mais, porque é aqui que os sonhos ocorrem. Graças a este relaxamento muscular, o corpo não imita os movimentos físicos que ocorrem na mente. Mas aumenta a pressão arterial, o ritmo cardíaco e o ritmo respiratório.

Se acordarmos do sono REM, podemos lembrar-nos do sonho, mas, se acordarmos noutra parte do ciclo, seria mais complicado.

Esta fase dura aproximadamente 10 a 60 minutos.

Quando a fase REM é concluída, o primeiro ciclo termina e o segundo ciclo recomeça, quando um ciclo termina e outro começa, é provável que despertes.

Estima-se que podem ser efetuados 4 a 5 ciclos por noite, variando a duração de cada fase.

De todas as fases do sono, porque é importante a fase REM?

É durante o sono REM que o cérebro é considerado para reorganizar o seu conteúdo mental, onde fixa os novos conteúdos, e os integra na memória, mas também aproveita a oportunidade para descartar aqueles que considera irrelevantes.

Nas crianças, a fase REM é muito valiosa porque é quando ocorre o mais alto nível de desenvolvimento do cérebro, o que é fundamental para a sua maturação.

As fases do sono duram sempre o mesmo?

Já explicámos que, em cada noite, há vários ciclos de sono constituídos por 3 fases, que, embora repetidas, nem sempre duram o mesmo tempo. Por exemplo, no primeiro terço da noite, o sono profundo (fase três) dura mais tempo. Mas à medida que a noite avança, a fase dois e o REM duram mais tempo.

Outro fator que determina a duração das fases do sono é a idade da pessoa. Os recém-nascidos passam mais tempo em REM. As fases dois, três e quatro diminuem acentuadamente na adolescência e diminuem lentamente à medida que a pessoa vai envelhecendo.

Continuar a descansar