Como saber se sofre de apneia do sono?

Se precisares de saber o que é apneia do sono ou quais podem ser sintomas, este artigo é de interesse para ti. Vamos explicar em que consiste este transtorno, que afeta 25% da população adulta.

Tempo estimado de leitura: 5 minutos

O que é apneia do sono?

A apneia do sono é a interrupção repetida da respiração durante o sono. Ocorre normalmente momentos depois de adormecer. As paragens, que são precedidas por um ronco alto, podem durar de alguns segundos a vários minutos e podem ocorrer mais de 30 vezes por hora.

Este transtorno tem consequências diretas sobre o repouso de uma pessoa. A apneia do sono provoca a queda de oxigénio no corpo, dificultando o sono reparador e a pessoa apresentará sintomas de cansaço.

Encontramos três tipos de apneia do sono:

  • Apneia obstrutiva do sono: esta é a mais comum e ocorre quando os músculos da garganta relaxam;
  • Apneia central do sono: isto é causado pelo facto do cérebro não enviar os sinais corretos aos músculos que controlam a respiração;
  • Síndrome da apneia do sono complexa: esta é a soma dos dois tipos anteriores de apneia.

Quem é afetado pela apneia do sono?

Normalmente, o perfil do paciente que sofre de apneia do sono é um homem com excesso de peso, que ronca com mais de 65 anos de idade. Também afeta as mulheres, especialmente após a menopausa.

Há várias razões que podem condicionar a apneia do sono. Pode ser genética – se houver um membro da família que também tenha sofrido com este transtorno, pode aumentar as hipóteses de um parente sofrer com o mesmo problema. Também pode ser causada por pequenas vias respiratórias ou até por congestão nasal (crónica ou temporária).

As pessoas que fumam têm até três vezes mais probabilidades de sofrer de apneia obstrutiva do sono, em comparação com as pessoas que nunca fumaram. O fumo pode aumentar a quantidade de inchaço e retenção de fluidos nas vias respiratórias.

As crianças podem também sofrer de alguma forma de apneia, principalmente, aquelas com amígdalas inchadas e adenoides.

Sintomas da apneia do sono

Tendo explicado o que é, voltamo-nos agora para os sintomas da apneia do sono. Por um lado, existem os sintomas da própria apneia e, por outro, os causados por não teres tido um sono reparador.

Estes são alguns dos sintomas mais comuns da apneia do sono:

  • Roncos fortes
  • Pausas respiratórias durante o sono
  • Despertares bruscos devido à falta de ar
  • Ter a boca seca ou dor de garganta
  • Dor de cabeça matinal
  • Insónia
  • Sensação de fadiga
  • Irritabilidade
  • Dificuldade para prestar atenção.

Como solucionar?

Se pensas que sofres de apneia do sono, consulta o teu médico para que se possa encontrar uma solução o mais depressa possível.

Relativamente a possíveis tratamentos para a apneia do sono, existem diferentes opções para se adequar ao grau – por exemplo, alguns dispositivos utilizados em casos de apneia ligeira ajudam a melhorar a respiração ao mover a mandíbula para a frente.

Outro tratamento é com uma máquina de apneia do sono. Consiste numa máscara especial que cobre a boca e o nariz e mantém as vias respiratórias abertas, adicionando pressão de ar extra ao que o paciente respira – em caso algum, esta máquina respira pelo paciente.

Agora já sabes o que é a apneia do sono e quais são os sintomas.
Lembra-te que, se pensas que estás com apneia durante o sono, deves consultar um especialista a fim de resolver o problema.

Continuar a descansar