O café prejudica o descanso? 3 perguntas e respostas sobre a cafeína e o sono

A insónia ocasional pode ter causas muito diferentes, desde uma má higiene do sono, até um período de stress, ou um episódio de jet lag após uma viagem longa. Além disso, existem fatores externos que afetam negativamente o nosso padrão de sono e que, por vezes, desconhecemos ou preferimos ignorar – como por exemplo, o consumo de cafeína.

Hoje vamos falar sobre como o café, tão integrado no dia de muitas pessoas, pode alterar ou deteriorar a qualidade do teu sono!  

Porque a cafeína diminui a qualidade do sono? 

A cafeína é a substância estimulante mais consumida na nossa sociedade. Após a sua ingestão, demora entre 20 a 40 minutos para produzir um efeito estimulante, aumentando a quantidade de adrenalina no organismo e causando uma sensação de excitação que pode durar até 6 horas (dependendo da sensibilidade ou tolerância da pessoa). Por essa razão, afeta diretamente a conciliação do sono ou a sua continuidade ao longo da noite.

A cafeína não afeta apenas a qualidade do sono. A longo prazo, e em quantidades elevadas, pode causar nervosismo, taquicardia, irritabilidade, ansiedade ou azia. Por isso, a cafeína deve ser ingerida com muito cuidado por pessoas que sofrem com stress, eleva a pressão arterial, hipertensão, entre outros. 

No entanto, a cafeína tem também alguns benefícios comprovados por estudos. Em doses moderadas, pode ajudar em certas condições, como por exemplo para tratar ou aliviar a enxaqueca. 

A cafeína está presente apenas no café? 

A resposta é… Não! A cafeína está presente no café, mas não só. Também está presente em alguns chás, no cacau, no chocolate e em algumas bebidas refrigerantes.

Como consumir cafeína sem que o sono seja afetado?

Consumes muito café, por exemplo, e começas a reparar que a cafeína pode estar a afetar o teu descanso? Deves reduzir gradualmente a quantidade de cafeína que consomes diariamente, até prescindir dela (especialmente, se se sofre de problemas de insónia). 

Se não for possível prescindir, evita consumir cafeína a partir das 17h ou 5-6 horas antes de ir dormir para que o teu sono não seja afetado. 

Continuar a descansar