Que o verão não te tire o sono: 5 conselhos para dormir com calor

Nestes dias quentes, a frase “faz muito calor” torna-se cada vez mais comum, de tal forma que começa a ser a frase mais repetida em todo o lado. Portanto, é seguro dizer que a época de dormir sem um cobertor e pouca roupa começou. Mas será que podemos realmente dormir no verão, ou será que temos dificuldade em adormecer por causa disso? O calor.

Hoje vamos dar-te alguns truques para poderes dormir como é devido no verão.

Porque dormimos mal quando faz calor?

O sono está intimamente relacionado com a nossa temperatura corporal basal. Antes de ir para a cama cerca de uma hora antes, o corpo começa a perder calor corporal. Isto aumenta a sensação de cansaço e torna mais difícil de adormecer adequadamente. É por isso que as pessoas com insónia ocasional tendem a ter uma temperatura basal mais elevada do que as pessoas que não têm problemas de sono.

É por isso que dormimos pior quando faz calor. O calor do ambiente não ajuda a redução térmica necessária para que o nosso corpo entre numa fase de descanso, pelo que é mais difícil conciliar o sono.

Como podemos dormir bem e depressa, agora que o calor está a chegar?

Bem, a primeira coisa a ter em conta é que a temperatura ideal para conciliar o sono está entre os 16 e 26 graus. Em noites quentes, quando o termómetro não pode descer abaixo dos 23 graus Celsius, isto é obviamente um problema. E ainda mais se tiveres de o combinar com uma rotina de trabalho, por isso aqui estão alguns truques para adormecer:

  1. Manter o quarto tão fresco quanto possível. Os peritos recomendam dormir num quarto isolado. Podemos fechar as janelas durante as horas mais quentes e abri-las quando a noite cai, pois normalmente é quando as temperaturas descem, podemos tirar partido disso e criar uma pequena corrente de ar para arrefecer toda a casa.
  2. Escolhe roupa de cama leve e pijamas de verão, precisamos de ser o mais frescos possível. O algodão de boa qualidade é ideal para dormir e mantém-te a uma temperatura fresca, uma vez que é muito respirável.
  3. Beber água durante a maior parte do dia, mas não em demasia à noite. Recomendamos encher uma garrafa com água gelada e colocá-la sobre os conhecidos “pontos de arrefecimento”, joelhos, tornozelos, pulsos, pescoço, virilha e cotovelos.
  4. Faz exercício de manhã e não à noite, para não ativar o corpo imediatamente antes de ir para a cama.
  5. Tenta jantar e beber meio litro de água duas horas antes de ires para a cama para te manteres hidratado e evitar teres de te levantar à noite para ir à casa de banho. Evita jantares pesados, cafeína e álcool antes de te deitares. O álcool é um desidratante natural e, por isso, contribui para o problema.

Uma boa noite de sono é imprescindível para equilibrar física e mentalmente o corpo e é também necessária para processar toda a informação recebida ao longo do dia, pelo que, agora que o calor está a chegar, devemos criar uma situação ideal para podermos descansar e dormir bem, especialmente nos meses mais quentes.

Continuar a descansar