Como voltar à rotina do sono após as férias?

Férias são sinónimo de deixar qualquer tipo de rotina de lado (incluindo a rotina do sono) e desfrutar de todos os momentos que nos permitem evitar pensar sobre isso. Nas férias, tudo muda, os horários, os hábitos e até os humores.

Mas o que acontece quando as férias terminam e se tem de regressar ao trabalho? Uma das consequências que podem ocorrer é a síndrome pós-férias – uma perturbação psicológica que ocorre ao regressar à rotina, mas não se está mentalmente preparado. Este processo de adaptação causa frustração e desconforto.

Esta síndrome pode ocorrer em pessoas de qualquer faixa etária, desde os mais jovens – com o regresso à escola – até aos adultos – com a volta à rotina.

O que se pode fazer para a evitar? Aqui estão algumas sugestões sobre como tentar reduzir ao máximo os efeitos da síndrome pós-férias para regressar à rotina do sono:

Dorme as horas necessárias

Para evitar o aborrecimento e a relutância em regressar à monotonia, recomenda-se dormir o suficiente para garantir uma boa noite de descanso. As recomendações profissionais variam de 8 a 10 horas para crianças e 7 a 8 horas de sono para adultos.

Ao sentires-te relaxado e descansado, ajudar-te-á a começar o dia com mais energia, bem como com um melhor humor, uma vez que o sono e o cansaço estão ligados à forma como nos relacionamos com os outros.

Relaxa antes de dormir

Se tens dificuldade em adormecer e em ter uma boa noite de sono, é importante praticar exercícios e atividades para te ajudar a dormir. Reiniciar o relógio biológico depois de ter sido alterado pelo ritmo durante as férias é difícil.

Assim, para conseguir este relaxamento novamente, pode-se criar uma rotina do sono diária com atividades relaxantes como a leitura, a audição de música suave, a meditação ou simplesmente o escurecimento das luzes. Desta forma, estarás um passo mais perto de obter melatonina, a hormona do sono, para começar a trabalhar.

Faz desporto

Voltar à rotina do sono significa voltar ao dia-a-dia e a todas as coisas que foram postas de lado durante as férias. O exercício físico é provavelmente um deles. Portanto, retomar ou iniciar um hábito de atividade física pode não só ajudar-nos a sentirmo-nos melhor sobre nós próprios, mas também pode ajudar a melhorar a qualidade do nosso sono.

Mas cuidado com as horas! Porque praticar desporto tarde, isto é, perto da hora de dormir, pode gerar adrenalina e outros elementos que podem ter o efeito oposto ao que queremos.

Evita as sestas

Uma coisa típica que poucas pessoas acham difícil de separar das suas férias são as sestas – aqueles minutos de descanso que ajudam a aumentar a atividade, o desempenho, o humor, entre outros benefícios. Se for difícil para ti reajustares-te à rotina, uma sesta pode piorar a situação, pois pode dificultar o sono quando a noite cai.

No final, a rotina é um hábito que já tínhamos associado ao nosso corpo e mente, e voltar a ela pode ser relativamente difícil. Temos de considerar que, se pudemos antes, ainda podemos agora.

Continuar a descansar