Quanto tempo é recomendado dormir a sesta?

Toda a gente gostaria de dormir uma sesta para se desligar um pouco do trabalho, dos dias rotineiros, das tarefas domésticas ou dos cuidados com os filhos. Já para não falar das manhãs de segunda-feira, quando sair da cama parece uma é uma autêntica luta, em que o corpo pede mais descanso e os pensamentos insistem que é hora de ir para o duche e começar o dia. 

No entanto, poucas pessoas podem dar-se ao luxo de dormir uma sesta, especialmente, devido ao seu horário de trabalho. Para além disso, uma certa parte da sociedade pensa que a sesta é um sinal de preguiça e está associada a pessoas que têm pouco para fazer… Mas, será mesmo assim? Neste artigo, vamos analisar o significado da sesta e os seus benefícios. 

Significado da sesta 

A sesta é o hábito de dormir ou descansar durante pouco tempo, cerca de 20 a 30 minutos. No entanto, há muitas pessoas que prolongam o período da sesta por 1 a 2 horas.  

A origem da palavra “sesta” vem do latim e é um termo muito antigo. A palavra sesta vem da expressão “sexta hora”. Ou seja, os romanos faziam esta pausa aproximadamente às 14 horas. Para os romanos, dormir uma sesta era um momento para recarregar as baterias, para continuarem o dia com mais energia e vitalidade. A sesta também tinha lugar no Islão e era tão importante que foi registada na Lei Islâmica e no livro sagrado dos muçulmanos, o Alcorão. 

Um facto curioso é que existem muitos países que ainda dormem a sesta de vez em quando, por exemplo: em Espanha, na América Latina (Chile, Bolívia, México, etc.), na China, em Taiwan, nas Filipinas, na Índia, no Médio Oriente e no Norte de África. A sesta é o factor comum que une todas estas culturas diversas. 

Quanto tempo deve durar uma sesta?

A sesta tem, sem dúvida, muitos pontos positivos, mas quanto tempo é recomendado dormir a sesta? Alguns especialistas argumentam que o tempo certo para fazer uma sesta reparadora é de 20 minutos, no máximo. Será mesmo este o tempo que gastas? 

Os especialistas consideram que 20 minutos é o tempo ideal para desfrutar de uma sesta, voltar à atividade e aguentar o resto do dia. Este período ajuda-te a descansar mas mantém-te na fase mais leve do sono não-REM.  Dormir mais tempo do que o recomendado faz com que acordes mais lento e com menos vontade de retomar a rotina diária, bem como pode piorar possíveis problemas para dormir durante a noite. 

Benefícios de dormir a sesta 

A sesta é um daqueles pequenos prazeres da vida que tem alguns benefícios, tais como: 

  • Aumenta a criatividade;
  • Melhora o estado de alerta;
  • Melhora o desempenho;
  • Melhora o humor;
  • Melhora a produtividade. 

Sentimo-nos aliviados quando o corpo se sente descansado e é por isso que a sesta nos faz sentir melhor. Além disso, as tensões que possas estar a sofrer serão aliviadas após dormir. 

Outros benefícios atribuídos à sesta são a melhoria da capacidade de resolução de problemas e até o retardamento do envelhecimento. Dormir ativa o sistema imunitário e isso ajuda a prevenir doenças cardíacas, a baixar a pressão arterial, entre outros processos corporais. O sono é saúde porque alimenta a vida.

Por fim, não digas adeus à sesta, porque ela é bem merecida e é um hábito saudável! Sabias que o Einstein dormia a sesta? A sesta traz muitos benefícios e temos a certeza de que gostarias de a pôr em prática, embora o quotidiano nem sempre permita. No entanto, se conseguires fazer uma sesta, lembra-te de não a prolongares demasiado – se dormires demasiado tempo durante o dia, podes ter mais dificuldade em adormecer à noite.

Continuar a descansar