Valeriana: para quem é indicada e como ajuda a dormir?

Conheces a valeriana e para que é utilizada? A valeriana é uma planta com muitas utilizações, sendo tradicionalmente utilizada para ajudar a dormir bem e a relaxar. Graças às suas propriedades, é considerada uma planta medicinal e é um dos “remédios naturais” mais conhecidos para resolver os problemas do sono.  

Neste caso, a valeriana tem o efeito de:

  • Ajudar a adormecer rapidamente;
  • Aliviar a ansiedade e o stress.

Quando é indicado tomar Valeriana? 

A valeriana pode, portanto, ser a tua escolha natural para a insónia ou para os problemas de sono. A valeriana é um tratamento natural para as insónias, graças às suas propriedades relaxantes que permitem afastar o stress do quotidiano, relaxar e a adormecer mais rapidamente.

Mas já te perguntaste se a valeriana pode curar qualquer tipo de insónia?  É preciso ter isso em conta, pois já referimos noutros artigos que existem diferentes tipos de insónias e muitas causas diferentes.  Por isso, é aconselhável procurar ajuda especializada para determinar as razões dos problemas de sono e, a partir daí, encontrar uma solução para o problema. Enfatizamos este fator porque a valeriana ajuda as pessoas que têm insónias ocasionais, mas, acima de tudo, ajuda com outros problemas relacionados com stress e ansiedade.

A valeriana pode, portanto, ser particularmente adequada quando a dificuldade em dormir é causada pela agitação do sistema nervoso: se a causa for outra, como não conseguir dormir bem devido a dores ou patologias, então talvez deva procurar outras soluções.

Agora que esclarecemos esta questão, vejamos quais as utilizações – para além das conhecidas – que podem ser dadas à valeriana, os seus benefícios, origem, etc.

Origem da valeriana

A valeriana é uma erva utilizada desde tempos imemoriais. Sabe-se que existem mais de duzentas espécies desta planta, mas a mais utilizada é a espécie eurasiática V. officinalis. Esta planta cresce geralmente em zonas temperadas, daí o seu cultivo na Europa, Ásia e América do Norte.

Queres ler uma lenda curiosa sobre a valeriana? Lembras-te da história de “O Flautista de Hamelin”, essa cidade da Alemanha atormentada por ratos? Eram tantos que todos os animais domésticos de Hamelin fugiam dos roedores; até que um dia chegou um jovem flautista mágico que, com a melodia da sua flauta, conseguiu expulsar toda a praga da cidade. Diz-se que os ratos abandonaram de facto a cidade de Hamelin, mas não por causa da melodia da flauta, mas porque os bolsos do flautista estavam cheios de raízes de valeriana. O cheiro da valeriana é tão forte que os ratos não conseguiram resistir ao seu odor. Atualmente, diz-se que alguns jardineiros utilizam as raízes de valeriana para este fim.

Atualmente, a valeriana é utilizada para muitas outras aplicações, muitas delas medicinais, como explicamos: por exemplo, o extrato de raiz de valeriana é utilizado para acalmar a ansiedade e os estados nervosos, bem como para ajudar a ter uma boa noite de sono. É geralmente tomado em comprimidos ou sob a forma de infusões ou chás.

Benefícios da valeriana

Os benefícios da valeriana, tal como descritos no início deste artigo, centram-se no seu poder de acalmar os nervos. Como ajuda a relaxar o corpo e a mente, também ajuda a dormir, o que é conhecido em termos técnicos como tendo propriedades sedativas. 

Como já dissemos, a valeriana pode ser útil para quem sofre de insónias ocasionais, especialmente se estas se devem a momentos ou épocas de nervosismo ou stress particular. A utilização da valeriana como planta medicinal é muito antiga: já era consumida na Grécia antiga e no Império Romano.  Diz-se que Galeno a recomendava como remédio para as insónias.

Propriedades da valeriana

As propriedades da valeriana são diversas:

  • Propriedades sedativas, pois ajuda a relaxar o corpo e a mente, facilitando o sono;
  • Propriedades anti-inflamatórias. A valeriana possui também propriedades anti-inflamatórias, razão pela qual é por vezes utilizada no tratamento de outras doenças de origem inflamatória.

Explicada a origem da valeriana e alguns pormenores curiosos sobre a planta, os seus benefícios e propriedades, deve saber que esta planta medicinal pode ser consumida de várias formas. Por exemplo: em comprimidos, em cápsulas, em algum tipo de extrato seco e fluido, como óleo essencial – que é extraído da raiz – e também em infusão.

Se tiveres dúvidas sobre a utilização da valeriana e os seus benefícios para a saúde, lembra-te sempre que o melhor é perguntar a um especialista, como um farmacêutico ou o teu médico de família.

Continuar a descansar