Praticar Yoga para dormir? Sabe como conseguir uma noite de sono relaxante

Podes adormecer facilmente, mas tens dificuldade em ficar a dormir? Ou já passaste inúmeras noites deitado na cama frustrado, porque não consegues adormecer?

Em qualquer que seja a tua situação, hoje vamos falar de Yoga para dormir – uma prática que te pode ajudar antes de ires para a cama.

Tempo estimado de leitura: 4 minutos

Como o Yoga para dormir ajuda e ter um sono melhor?

Conforme a National Sleep Foundation, o yoga ajuda as pessoas com insónia ocasional a dormir mais tempo, a adormecer mais depressa e a voltar a adormecer mais rapidamente a meio da noite.

Esta é uma prática que conecta o corpo, a respiração e a mente. Esta prática utiliza posições físicas, exercícios respiratórios e meditação para melhorar a saúde em geral, ajudando-te a dormir melhor.

Conhece os componentes básicos do yoga para dormir melhor

Todos os estilos desta prática incluem três componentes básicas:

  • Respiração: Aprenderes a concentrar-te na tua respiração é uma parte crucial;
  • Posições: As posições são a base do yoga – consistem numa série de movimentos que ajudam a aumentar a força, a flexibilidade e o equilíbrio;
  • Meditação: O ritual de yoga tem geralmente um curto período de meditação no início e no fim para acalmar a mente e ajudar a relaxar.

O yoga pode melhorar o físico em vários níveis, assim como a nossa postura e flexibilidade.

Além disso, é uma prática ideal para reduzir a tensão arterial e o ritmo cardíaco, ajuda a relaxar e a aprender a meditar.

Praticar yoga para dormir pode ajudar-te a ter um sono com mais qualidade, refletindo-se em outras áreas da tua vida. Dormir melhor aumentar a confiança em nós próprios e melhora a nossa coordenação e concentração.

Posições básicas de yoga que te vão ajudar a dormir melhor

Vamos falar-te de 4 posturas de yoga fáceis de fazer antes de ires para a cama, para que possas relaxar. Antes de mais, quando praticas yoga para dormir, deves ouvir o teu corpo e saber onde estão os teus limites, a fim de evitar lesões.

Shavasana

Esta posição é ideal para relaxar e respirar. Consiste em deitar de costas com as pernas afastadas, braços afastados do corpo e palmas das mãos viradas para cima. Relaxa o corpo e inspira e expira profundamente.

Svanasana ou cão invertido

Esta posição serve para relaxar as costas em tempos de tensão.

Pés afastados à largura da anca, inspira fundo e levanta os braços para o teto.

Ao exalar, dobra-te nas ancas até que as tuas mãos alcancem o chão. A partir desta posição, recuar para uma posição em V invertida, trazendo as ancas em direção ao teto.

Bhujangasana ou a cobra

A cobra é uma postura que serve para esticar o abdómen e a parte inferior das costas. Para começar a posição, deita-te de barriga para baixo com os braços ligeiramente afastados do teu corpo, palmas das mãos viradas para baixo.

Respira e coloca as palmas das mãos logo abaixo dos ombros. Estica as pernas para fora e coloca o peito do pé sobre o tapete. Depois estica os braços enquanto te dobras para trás.

Padmasana ou posição de loto

Esta posição é ideal para meditar e relaxar o corpo.

Senta-te e endireita as tuas costas com as pernas direitas.

Depois dobra um joelho e puxa o pé na sua direção, agarrando-o com as mãos.

Colocá-lo no topo da coxa da outra perna, aproximando o pé da anca.

Com as pernas cruzadas, coloca as mãos sobre os joelhos e respira lentamente.

Estas posições de yoga para principiantes são simples e ideais para qualquer hora do dia ou para antes de dormir. O objetivo é deixar para trás as tuas preocupações e relaxar. Verás como, pouco a pouco e com perseverança, irás obter resultados e sentires-te melhor!

Continuar a descansar