Conhece 5 técnicas de relaxamento para dormir melhor

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

 

Quando temos muitas responsabilidades sobre nós, muitas vezes, entramos num ciclo de corrida contra o tempo. Não desligamos e continuamos dia após dia neste ciclo que, faz a nossa tensão arterial e ritmo cardíaco aumentar cada vez mais. Deste modo, não nos apercebemos que nem sempre somos eficientes, mesmo que sejamos rápidos a executar as tarefas. Por isso, é fundamental encontrar momentos de relaxamento e de pausa para parar, pensar e continuar.

Isto também se aplica ao sono, porque, se estivermos num ciclo frenético durante o dia, será provavelmente muito mais difícil relaxar e dormir de modo pacífico à noite. É, por isso, que hoje te trazemos 5 técnicas de relaxamento que te podem ajudar a sair deste ritmo frenético.

Descobre 5 técnicas de relaxamento que vão melhorar a qualidade do teu sono

1. Meditação

A meditação envolve concentração e atenção para relaxar. A prática da meditação pode ajudar-te a dormir e reagir com mais calma às tuas emoções e pensamentos nos momentos em que normalmente sentes que não os consegues controlar.

Existem diferentes tipos de meditação, mas quase todos incluem: atenção focalizada, silêncio, uma posição confortável do corpo, uma atitude aberta e uma respiração relaxada.

2. Respirações profundas

Uma das formas mais simples de relaxar é praticar a respiração profunda. Pode-se fazer isto em quase qualquer lugar, por exemplo, uma das técnicas mais básicas consiste em:

  • Sentar ou deitar com uma mão no estômago e a outra no coração.
  • Inalar lentamente.
  • Suster a respiração durante alguns segundos.
  • Exalar lentamente, sentindo o teu eu interior esvaziado.

3. Relaxamento progressivo

Esta técnica também pode ser feita em quase qualquer lugar e é ideal para aqueles momentos tensos em que dizes a ti próprio que eu não aguento mais.

Consiste em apertar um músculo ou músculos durante alguns segundos e depois soltá-los. Normalmente, começando com os dedos dos pés e avançando para a parte superior do corpo, nota-se como a pressão diminui.

4. Yoga

O yoga é uma prática antiga que tem as suas origens na filosofia indiana. É uma combinação de posições com respiração focalizada e meditação. As posições destinam-se a aumentar a força e a flexibilidade e variam de mais simples a mais complexas.

O yoga é uma técnica de relaxamento ideal para praticar antes de dormir, pois ajuda a reduzir a tensão arterial e o ritmo cardíaco. Segundo o Sleep Foundation, ajuda as pessoas com insónia ocasional a dormir mais tempo, a adormecer mais depressa e a voltar a adormecer mais rapidamente a meio da noite.

5. Taichi

O Taichi foi praticado pela primeira vez na China antiga como uma forma de autodefesa. Atualmente, é utilizado como uma técnica para melhorar a saúde, pois é um tipo de exercício suave e de baixo impacto, seguro para pessoas de todas as idades.

Existem muitos tipos de Taichi, mas todos envolvem movimentos lentos e relaxados, posturas cuidadosas, concentração e respiração focalizada.

 

Estas técnicas de relaxamento sugeridas requerem prática, uma vez que se começares a praticar vais melhorar com o tempo, assim como a tua capacidade para relaxar. Portanto, sê paciente contigo mesmo e, se vires que uma técnica de relaxamento não funciona, experimenta outra técnica – notarás uma melhoria na tua vida quotidiana.

Apesar da eficácia dos exercícios como o yoga ou a respiração profunda, podes optar ainda por adicionar à tua rotina um suplemento alimentar natural que te ajude a relaxar. Por exemplo, beber um chá de Valeriana ou Passiflora antes de ir dormir estimula a sonolência, reduzindo também o stress e ansiedade.

DormiNatur Valeriana promove o relaxamento e um sono calmo. Disponível em comprimido ou infusão, é eficaz a reduzir a ansiedade e o stress devido à conjugação de extratos naturais das plantas Valeriana, Passiflora e Papoila da Califórnia.

Continuar a descansar