Sofres com astenia da primavera? Descobre como afeta o teu sono e como combater

O sol está lá fora e finalmente parece que a frescura da primavera começa a ganhar terreno sobre a escuridão do Inverno… Mas, a ti não te apetece fazer nada! Sentes-te cansado ao longo do dia, sem energia, sem apetite e mais irritável. Além disso, não dormes bem há um par de dias… Se isto te acontece, é provável que sofras com os efeitos da astenia da primavera – uma das condições mais comuns nesta época do ano e também mais comum nas mulheres entre os 30 e os 40 anos.

A astenia primaveril é um tipo suave de astenia, cuja origem pode estar relacionada com alterações meteorológicas (aumento de temperatura e pressão), ou mesmo com as frequentes alergias que ocorrem durante a primavera.

A astenia da Primavera tem sintomas que afetam grande parte da população portuguesa e a insónia é um deles. Queres saber como combater a astenia primaveril e impedir que esta condição afete o teu descanso? Continua a ler!

Porque e como a astenia da primavera afeta a tua rotina de sono? 

A mudança de estação e os sintomas de astenia da primavera podem levar à insónia ocasional.

Por um lado, na primavera há muitas mudanças de luz e temperatura (um dia o céu está nublado, outro dia está ensolarado), por outro lado há também uma mudança da hora (do horário de inverno para o horário de verão), fazendo com que o anoitecer aconteça mais tarde. Todas estas condições perturbam a regulação do ritmo circadiano e podem dificultar manter a rotina do sono, tornando-se mais difícil adormecer à noite.

Se a qualidade e quantidade do teu descanso noturno piorar, vais sentir-te mais cansado durante o dia. Neste sentido, fazer uma sesta mais longa do que o habitual ou dormir em alturas em que normalmente não o fazes pode ajudar. As sestas podem ser uma boa forma de repor energia, contudo, se durarem mais de 20 minutos acabam por ser contraproducentes, pois são suscetíveis de perturbar o teu padrão de sono e contribuir para insónia ocasional durante a noite.

Além disso, alguns dos sintomas da astenia primaveril são a falta de energia e a perda de apetite. Se deixares de praticar desporto ou mudares os teus hábitos alimentares, é provável que a tua de rotina de sono também seja afetada.

Como combater a astenia da primavera?

Não podemos dizer à primavera para evitar mudanças bruscas de luz e temperatura, mas podemos fazer o que pudermos para garantir que os efeitos da astenia da primavera nos afetem o menos possível, evitando que desregulem o nosso ciclo de sono. Aqui estão algumas dicas sobre como conseguir combater os sintomas da astenia primaveril:

1. Cuida da tua dieta

Se a dieta tem uma grande influência no nosso descanso, durante a primavera ainda mais. Evita alimentos ricos em calorias e adiciona alimentos ricos em vitamina B e ferro à tua dieta, tais como lentilhas e quinoa. Abastecer o frigorífico com frutas e vegetais é uma ótima maneira de melhorares a tua saúde e, por consequência, evitares que a astenia da Primera te afete tanto.

2. Antecipa as mudanças horárias

As mudanças de rotina e hora na primavera podem afetar o teu sono. Tenta não ser apanhado de surpresa pelas mudanças na luz e no temperatura ambiente. Ao atrasar gradualmente as tuas rotinas de sono, irás reduzir o impacto destas mudanças na tua saúde e no teu descanso.

3. Mantém a tua rotina na ordem da luz

Mantém a tua rotina habitual, pois esta é a que mais te ajudará a regular o teu sono. O descontrolo de horários é comum com a chegada do bom tempo, mas é importante evitar dormir durante o dia ou ficar acordado durante a noite.

4. Faz exercício

Mesmo que sejas muito preguiçoso, o exercício físico moderado ajudar-te-á a libertar o stress e a facilitar o processo de adormecer. Pode ser uma das melhores formas de combater a astenia primaveril e os seus sintomas.

5. Mantém-te hidratado

Na Primavera, as chuvas combinam-se com dias ensolarados de altas temperaturas, o que pode aumentar a tua transpiração, mas não a tua sede. Certifica-te de que bebes água o suficiente para evitar que a falta de hidratação afete a tua vitalidade.

6. Não abuses do café e das bebidas estimulantes

Elas podem ser muito tentadoras para contrariar a falta de energia, mas evita beber em excesso, especialmente depois do meio-dia. Para além de causarem dificuldade para adormecer, aumentam temporariamente os gastos do açúcar no organismo. Quando o efeito passa, podem fazer-nos sentir ainda mais cansados.

7. Controla o consumo de álcool

As férias e os planos que andam de mãos dadas com o bom tempo podem fazer-nos beber mais álcool do que o habitual. Mas, deves ter atenção ao consumo de bebidas alcoólicas! O álcool pode fazer-te sentir letárgico, o que dificulta a recuperação de energias.

 

Estas dicas vão ajudar a regular o teu sono e a evitar que as consequências da mudança de estação afetem o teu descanso. Coloca estas sugestões em prática e verás que dentro de alguns dias o teu corpo habituar-se-á às novas condições ambientais, atenuando os sintomas da astenia da primavera. Mas, é melhor consultares um profissional, em caso de continuares a sentir os sintomas desta condição durante muitas semanas.

Ter o sono regulado é um dos primeiros passos para conseguires ter mais qualidade de vida, tonando-te menos sensível à astenia da primavera. As deliciosas gomas DormiNatur Melatonina podem ajudar-te a prevenir os sintomas da astenia da primavera e a regular o teu ciclo de sono. Graças à conjugação da vitamina B6 com a Melatonina (a hormonal do sono), as gomas DormiNatur são o aliado perfeito para dormir melhor à noite e despertar bem de manhã.

Continuar a descansar